terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Bill Clinton no RSNA'2010

RSNA 2010: Ex-Presidente Bill Clinton conclama o combate do câncer nos países em desenvolvimento

Foi fantástico ter a oportunidade de escutar Bill Clinton discorrer sobre uma gama enorme de assuntos, nestes momentos que você entende por que ele é um grande líder.

Em uma concorrida palestra que lotou o Arie Crown Theater com mais de 4500 radiologistas e profissionais da área de saúde, o ex-presidente Bill Clinton enfatizou a necessidade de combater o câncer - a doença que mais mata no mundo, principalmente em países em desenvolvimento - através da educação, prevenção e diagnóstico precoce.

Clinton propôs um esforço global nos mesmos moldes que os realizados para combater a AIDS nos países pobres, referindo-se ainda que em muitos destes países não exista sequer um mecanismo de assistência à saúde. “Em algum momento no futuro de nossa vida profissional, vamos sentir um vazio, se o resultado de nosso trabalho for benéfico somente para os países ricos, enquanto a maior porcentagem de doenças esta nos países pobres.” Concluiu Bill Clinton.

Utilizando frases de impacto que cativaram o publico presente: “Temos que estar novamente no negócio do futuro”; “Eu quero ver muito mais trabalho feito em nanotecnologia para melhorar o diagnóstico precoce de qualquer coisa que possa matar você” ou ainda “As conclusões que você chega são resultado das perguntas que você fez”, a palestra de Bill Clinton foi informativa e inspirativa, abrangendo uma ampla gama de assuntos e principalmente sua experiência em saúde publica na fundação Clinton atuando em países pobres.

A apresentação de Clinton foi concluída com uma sessão de perguntas e respostas moderadas pela presidente do RSNA Dra. Hedvig Hricak seguida de um caloroso e entusiástico aplauso, confirmando a popularidade e o carisma que todos tem pelo ex-presidente.

Desde que deixou a presidência dos Estados Unidos Bill Clinton se dedica a fundação Clinton Health Access Iniative, em âmbito global com o objetivo de desenvolver o sistema de saúde em países pobres e dar acesso a população aos tratamentos de HIV/AIDS, malária e tuberculose.